Optem Engenharia

Sistema modular ecoficiente é lançado e se torna alternativa para construção sustentável em Curitiba

A industrialização parece ser a tônica da construção civil nacional. Em Curitiba, a novidade é o sistema construtivo modular ecoeficiente, que não exige uso de água, não gera entulhos e restringe a procedência dos materiais e insumos aos fornecedores que seguem as normas e a legislação ambiental. A tecnologia é da Sustentábil que instalou dois protótipos no Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), entidade com a qual a empresa firmou um acordo de cooperação técnica para aperfeiçoamento do processo. O lançamento ocorreu na última quinta-feira (5).

Divulgação: Sustentábil

O sistema construtivo, com pedido de patente depositado, tem estrutura à base de aço carbono e fechamentos com perfis de aço galvanizado, permitindo a construção de edifícios com até seis pavimentos. Os módulos são produzidos dentro de fábrica e transportados até o local definitivo do imóvel, ou carregados em painéis para que seja feita a finalização da montagem no terreno. As partes elétricas e hidráulicas também são confeccionadas em ambiente fabril.

A tecnologia permite a implantação de edificações com área a partir de 40 metros quadrados, com flexibilidade para a elaboração do projeto arquitetônico, e tem como vantagens a velocidade na execução da obra – o tempo de construção é a metade do necessário num sistema de alvenaria tradicional – e, consequentemente, a redução dos custos. Ainda, segundo o criador do sistema modular ecoficiente e diretor de operações da Sustentábil, Alberto da Costa, a necessidade de manutenção da construção é mínima durante os 50 a 80 anos de vida útil e o aço pode ser reciclado infinitamente.

A companhia vai ofertar casas populares, edifícios residenciais e comerciais de médio padrão, com enfoque no acabamento, além de residências customizadas para cidade, praia e campo. Em princípio, serão atendidas as localidades a uma distância de até 300 km de Curitiba. O sistema também pode ser usado na construção de obras públicas, como postos de saúde, hospitais, escolas, creches e até módulos policiais.

veja mais em: https://piniweb.pini.com.br/construcao/Parana/sistema-modular-ecoficiente-e-lancado-e-se-torna-alternativa-para-313301-1.aspx

Construção civil e reforma

Veja mais em Construção civil e Reforma

Veja mais sobre reforma aqui
Tel.: (21) 2427-9048
Tel.: (21) 2427-9167
optem@optem.com.br

Leave a Comment