Projeto ganhador da competição promovida pelo Arquideas propõe conjunto de tendas suspensas sobre o rio por cabos de aço
Kelly Amorim, do Portal PINIweb
Os estudantes espanhóis José María Ordovás e Alejandro Fernandez-Linares, da Universidad Politécnica de Madrid e do Instituto de Tecnologia de Illinois, respectivamente, foram premiados com o primeiro lugar no concurso internacional de ideias “Nature Observatory of Amazonia”, promovido pelo portal Arquideas. A competição desafiou estudantes e jovens profissionais da área de arquitetura a projetar um centro de aprendizado e observação do ecossistema da Floresta Amazônica.
O trabalho vencedor caracteriza-se pelo uso de cabos de aço para suspender pequenas tendas sobre o rio. O acesso aos observatórios é feito por meio de canoas que levam os visitantes até o local das tendas e se conecta a elas com uma escada. Segundo o júri, composto pelos arquitetos Teresa Sapey, José Castillo, Beatriz Colomina, Diana Wiesner, Santiago de Molina e Ariadna Cantis, a proposta apresenta uma arquitetura de impacto mínimo e de fácil construção.
Em segundo colocado, foi selecionado o projeto da equipe da Technische Universität Wien, composta pelos austríacos Alex Diebalek e Lisa Geiszler. Já o terceiro lugar ficou com a espanhola Aida Salán, da Universidad Politécnica de Madrid. Os colocados receberão, respectivamente, 3.750 euros, 1.500 euros e 625 euros.
Outros cinco trabalhos receberam menções honrosas: o do espanhol Diego Rubén Padilla Meca; de Leonardo Tamargo Niebla, também da Espanha; dos argentinos Lisandro Baruzzo, Mauro Pesci, Agustín Serrano e Bruno Turri e norte-americanos Chris Green e Julian Ocampo.
Os projetos selecionados, segundo o júri, estabelecem um diálogo estreito com a paisagem e facilitam o relacionamento dos visitantes com a natureza. Os critérios de avaliação foram ecoeficiência e adequação arquitetônica.
Veja mais em Construção civil e Construção e Reforma
Veja mais sobre Empresa de construção civil aqui
Tel.: (21) 2427-9048
Tel.: (21) 2427-9167
optem@optem.com.br